quarta-feira, 20 de março de 2013

Para meditar

Significado especial da música



O filósofo e linguista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) ainda nos inspira. Sua obra propiciou o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma. Para ele, a linguística era um ramo da ciência mais geral dos signos, a semiologia, que não se restringe à análise de textos, pois extrapola o âmbito verbal e pode dedicar-se ao estudo de imagens, por exemplo.

A teorização de Saussure sobre a semiologia passa por suas “dicotomias”, ou seja, distinções entre termos que seriam fundamentais para sua teoria. Entre suas dicotomias, uma das mais importantes é o par significante-significado. Para o autor, o significante é uma “imagem acústica”, enquanto o significado é o conceito relacionado a esta imagem acústica, ou seja, uma ideia que modela um determinado modo de compreender as coisas.

Mas essa relação entre significante e significado também pode ser aplicada à música. Antônio Vicente Pietroforte, no texto A Língua como Objeto da Linguística (2004), escreve o seguinte sobre o tema:

O significante da língua é uma imagem acústica, que, quando se realiza na fala, forma uma substância sonora. Sendo da ordem do som, sua realização acontece no tempo, tomando a forma de uma duração. Contrariamente aos significantes visuais, que se realizam no espaço, os significantes sonoros, como os significantes linguísticos ou musicais, realizam-se no tempo, de modo que dois sons só se realizam em uma sucessão (PIETROFORTE, 2004).

Ou seja, na música, também há significantes e significados. Os sons também significam. Temos, na Bíblia, exemplos claros de que os sons musicais têm significado especial na rede de comunicação entre o homem e Deus. Em 2 Reis 3.15, vemos que Eliseu precisava receber uma mensagem de Deus, mas precisava criar uma atmosfera favorável ao contato divino. Então, pediu que fosse trazido um músico. E aconteceu que, enquanto “o tangedor tocava, a mensagem de Deus achegou a Eliseu”.

O curioso é que, em hebraico, a palavra “tangedor” (nagan) se relaciona com os termos “manhã” (nogah, Daniel 6.19), “luz”, “resplandecer”, “brilhar” (nagah, 2 Samuel 22.29, Jó 18.5, Jó 22.28), “resplendor” (negohah, Isaías 59.9), “aurora” (Provérbios 4.18) e “levar”, “conduzir”, “guiar” (nahag, Gênesis 31.18; Deuteronômio 4.27; 2 Samuel 6.3). Isso porque a o instrumentista (nagan) é capaz de trazer a luz (nogah) divina e o resplendor (negohah) da glória de Deus através das notas musicais tocadas. Assim, se estabelece, através da música, um canal de comunicação espiritual, composto por significantes e significados de natureza sonora, e o Senhor passa a guiar, conduzir e levar (nahag) o homem à compreensão do caminho, da verdade e da vida (João 14.6), pois “Deus habita em meio aos louvores” (Salmos 22.3).

Fonte:www.lagoinha.com

Palavra para as células


Nesta semana, os líderes de células deverão ministrar a palavra dos Doze desta semana sobre Daniel.

Um grande abraço, que Deus os abençoe.

Pr. Marcelo.

Noite do Pijama

Nossa noite do pijama foi um sucesso!














Tivemos a participação de muitas crianças da igreja Kaleo e vários visitantes. Iniciamos a noite com um momento de danças e adoração ao nosso Deus! A Bruna Rocha ministrou uma adoração com dança com a música "Intimidade" da Nívea Soares, foi um momento maravilhoso, aproveitamos para nos render aos pés do Senhor em oração.

Logo após, foi a hora nossa tão esperada peça com a história da "Arca de Noé" Representadas por: Ágino, Jéssica, Dani Cereja, Gil e Robson. Ressaltamos para as crianças a relação de intimidade com Deus que Noé tinha e suas características como um homem justo, obediente e bom! Produzimos máscaras de bichinhos, cada criança coloriu a sua, depois tivemos um momento de "performances" dos bichinho da arca.

A Larisse e o Eduardo prepararam um circuito de atividades bem divertidas, correr, pular, dar cambalhotas, acertar a bola no cesto, etc.
Depois de um delicioso lanche, foi a hora do “cineminha” com pipoca e tudo mais! Ufa Dormimos muito bem!
Na Manhã de domingo, fizemos alongamentos e brincamos de jogo da memória e pega varetas. Fechamos nossa Noite do Pijama com um delicioso café da manhã e uma oração de agradecimento a Deus!
Aproveitamos para agradecer a todos os pais, crianças e principalmente aos SERVOS que se disponibilizaram para ajudar. Que Deus abençõe! 

Rede de Crianças Crescendo em Cristo!

Palavra dos Doze


Resolver, ser firme e retroceder jamais.

Daniel 1:8: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.”

Daniel como “prisioneiro” de Nabucodonosor mesmo em um reino distante do seu, com costumes diferentes decidiu não se contaminar com aquilo que ia contra a vontade de Deus para a vida dele. O Senhor tinha promessas a se cumprirem na vida de Daniel e ele por mais que se visse de mãos atadas tendo que aprender e viver de forma diferente da que vivia em Jerusalém ele não se afastou de Deus e de seu chamado para salvar e mudar uma nação.

Vamos analisar esse versículo que apesar de pequeno nos traz grandes ensinamentos.

1° Resolveu Daniel ,Firmemente...

Daniel tinha firmeza em suas decisões. Ele se encontrava em terras estrangeiras, poderia ter se acovardado, afinal de contas o que ele estava propondo ia totalmente contra a vontade do rei. Ele poderia naquele mesmo momento ser morto por tamanha ousadia.

Muitas vezes nós por muito menos, tememos e abrimos mão da vontade de Deus para satisfazer nossos desejos e nossas vontades. Quando estamos em nosso quarto oramos e expomos a Deus nossos desejos mas no momento de confronto abrimos mão da obediência a Deus e escolhemos “pratos” que o inimigo nos oferece sem nem percebermos.

Observe que Daniel resolveu FIRMEMENTE, ele não retrocedeu, ele estava decidido, não importava as pessoas falando ao seu redor nem as consequências que aquele ato de lealdade a Deus iria lhe custar ele foi firme. 

Eu particularmente considero que uma das coisas que o ser humano tem de mais valioso é sua palavra, e quando decidimos ser FIRMES em nossas decisões, estamos principalmente expondo e mostrando que verdadeiramente temos o caráter de Cristo em nós e que somos homens e mulheres de palavra. Palavra não fundamentada em nós mesmos ou em um status profissional ou ministerial, mas sim fundamentada em Deus e em suas leis.

2° ...não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia...

Daniel estava disposto a passar fome ao invés de comer algo oferecido a outros deuses. Ele jamais se alimentaria de algo que fosse afastá-lo de Deus. E quantas vezes as pessoas procuram em “certos alimentos” se saciar de maneira que não se dão conta do quanto algumas “comidinhas” nos alienam da vontade de Deus para nossas vidas. Um grande exemplo disso é a TV (com alguns programas) que com suas ideologias manipulam a população e os alimentam todos os dias de lixo.

As “finas iguarias”, podem ser muitas outras armas do inimigo. Vejam os frutos da carne me gálatas 5. 19 ao 21. Que são consequência daqueles que se alimentam de forma errada.

As “iguarias” muitas vezes realmente parecem ser finas mas no fim mostram sua verdadeira finalidade, da contaminação do povo de Deus. Leiam os frutos do Espírito que são consequências daqueles que como Daniel se alimentam do pão da vida em gálatas 5. 22.

3°...então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.”


Mais uma vez Daniel mostra sua ousadia em meio ao “banquete” do rei, pedindo para não participar daquilo e não se contaminar.
Quando realmente se esta sendo guiando por Deus não há dificuldade para nos parar. Deus era com Daniel naquele local e o Senhor já havia tomado as providencias para que ele e seus amigos não passarem forme. Os planos de Deus eram perfeitos naquele momento e são até hoje. Com isso eu me pergunto, porque que tantas vezes olhamos para uma circunstância e queremos dar o nosso jeitinho? Sendo que Deus todo poderoso já tem TUDO preparado para nós. 

Por fim Daniel poderia ter encontrado diversas desculpas plausíveis para violar os princípios divinos, mas não hesitou. A aprovação de Deus é mais importante do que os favores do rei. Ele decidiu permanecer firme em sua integridade, apesar das consequências. 

No versículo 17 diz: “Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.”
Deus realmente nos abençoa sem medidas. Além de toda essa inteligência e dos dons espirituais, Deus deu muito mais a Daniel. O elevou de tal forma a ficar no mesmo patamar do rei. E é isso que Deus tem para aqueles que obedecem e que de forma alguma retrocedem ao chamado. A história de Daniel e seus amigos é a prova do que Deus fará na vida daquele que realizar os seus propósitos de todo coração.

Samara Yoshiko - 12 da Pra. Francis Gomes

Agenda


21/03(Quinta)
Evento: Quinta Extraordinária. 
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 20h

23/03(Sábado)
Evento 1: Rede de Jovens.
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 20h.


Evento 2: Vigília.
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 22h.

24/03(Domingo)
Evento: Celebração.
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 19h

terça-feira, 5 de março de 2013

Noite do Pijama com a Arca de Noé


Rede De Crianças Crescendo em Cristo
Apresenta: Noite do Pijama com a Arca de Noé!

Data: 16 e 17 de março de 2013
Chegada às 20h do dia 16, e saída as 9h da manhã do dia 17
Idade: Crianças de 4 a 12 anos
valor: R$ 25,00 ( irmãos pagam R$ 20,00 cada)

Local: Igreja Kaleo Paranoá.

Muita alegria, brincadeiras, peças, oficina de máscaras de bichinhos, cachorro quente, refrigerante, filme e muitas surpresas.

segunda-feira, 4 de março de 2013

FRUTIFIQUE, ESSE É O SEU CHAMADO - PARTE 1


Texto: “Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades, e deis frutos; e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (João 15:16)

Verdade Central: Todo líder frutífero tem uma recompensa. E essa recompensa vem direto das mãos de Deus, é Ele Quem vai lhe recompensar. Por isso, é importante que você jamais trabalhe esperando recompensas humanas. Homens podem decepcionar. Deus, jamais.

Introdução: A Palavra de Deus afirma que não escolhemos a Ele, mas somos a escolha do Seu coração. E, dentro dessa escolha, há um desígnio do Pai para nós: darmos frutos que permaneçam. Quando cumprimos nosso desígnio, então, tudo o que pedimos em Nome dEle, Ele nos concede.

Frutificar é o chamado de todo líder que segue a Jesus. O líder que frutifica tem seus desejos atendidos pelo Pai, porque Deus sabe recompensar Seus filhos. Observe que os líderes, quanto mais frutíferos, mais abençoados são. Isso não se trata de uma troca, mas de uma recompensa para quem cumpre princípios. Na verdade, não existem motivos para a pessoa não frutificar.

Frutificar, um princípio do Reino

Nossa chamada é para frutificar, para encher a Casa do Senhor com frutos permanentes, contribuindo para o acréscimo do Reino que não terá fim. Este é o nosso legado: cumprir o princípio estabelecido na Palavra de Deus.

Observe que líderes que não se abrem para compreender as verdades do mundo espiritual, que não buscam viver corretamente, cumprindo o que Deus determina para as suas vidas, não são alegres, não frutificam e colhem resultados desagradáveis e frustrantes.

Dentro do princípio de frutificar no Reino, o líder deve, em primeiro lugar, buscar frutificação na sua vida pessoal. Você precisa orar pelas mudanças que Deus quer fazer e que Ele fará na sua vida, no seu caráter. Deus sempre tem algo novo para fazer em nós, e, para isso, faz-se necessário mexer em nossas vidas.

Se frutificar é um princípio do Reino, Deus exigirá de você uma postura condigna de quem nasceu de novo, de quem está à frente de um povo. Não veja como cobrança, mas como uma obra de restauração diária em sua vida, família, ministério, trabalho... Essa obra envolverá todas as áreas.

Frutificar, ordenança de Deus

Muitas vezes, nos momentos de dificuldades – porque eles existem e Jesus mesmo nos alertou que não estaríamos livres deles – alguns líderes não suportam, desistem ou se esquecem de que frutificar é uma ordenança de Deus. E, em sendo uma ordenança de Deus, deve ser obedecida em todo o tempo, mesmo no tempo em que tudo não vai bem.

Alguns líderes dizem que fazem de tudo para frutificar, mas não conseguem. Há até os que dizem que frutificar é impossível, quando sabemos que não é verdade. Impossível é aquilo que você sabe que por trás precisa de um milagre. E isso não se aplica à frutificação.

Estamos no Ano da Maturidade, o Decreto do Eterno para um Avivamento legítimo, portanto, se para você frutificação era impossível, o que não é, você conseguirá entrar na bênção de cumprir este princípio, o de frutificar, porque estará respaldado na Maturidade. Quero chamar sua atenção aqui para algo simples, mas, ao mesmo tempo, difícil para alguns:Relacionamento.

Relacionamento é o caminho da frutificação. Líderes que não se relacionam não conseguem frutificar. Não há como se esconder. Você até pode ter um discípulo muito frutífero, que ganha, consolida, discipula e envia, e isso é maravilhoso, mas você precisa fazer a sua parte no Reino também.

Creio que este será um ano em que muitos líderes e discípulos galgarão muitas vitórias, nas áreas mais distintas, diversas possíveis. Eles contabilizarão móveis, imóveis, carros, trabalhos novos, aumento de salário e muitas outras bênçãos, porque eu sei que Deus tem olhado o trabalho deles. Todos os que estão frutificando, trabalhando para Deus e não para o homem, terão esse testemunho nos lábios.

Em Hebreus 1:8, Deus diz que vai ungir sua cabeça mais que a cabeça dos seus irmãos. E em Lucas 1:37, está escrito que para Deus não haverá impossíveis em todas as Suas promessas. Esse decreto é divino, é espiritual. Não é decreto da boca de homens, não é decreto da invenção e da criatividade humana, não é decreto que partiu de emotividade. É decreto divino. E todo decreto divino, quando encontra pouso em quem cumpre princípios, é estabelecido cabalmente.

Sei que Deus está gerando algo novo na nossa direção. Sei que um novo tempo de Deus está sendo gerado e, dentro deste novo tempo, há uma novidade para nossas vidas, famílias, ministérios e tudo mais que nos envolve e que podemos alcançar. Deus está gerando algo para surpreendê-lo, mudar a sua história e a história de todos os que estão perto e longe.

O sonho do líder frutífero será realizado. Todo líder frutífero sonha, antes de ganhar uma multidão para Deus, ver, em primeiro lugar, toda a sua casa rendida aos pés do Senhor. Ascendentes e descendentes, homens e mulheres de avivamento, debaixo de um manto sobrenatural de Deus. E isso acontecerá. O Senhor nos concederá essa alegria.

A promessa é: “Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades, e deis frutos; e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (João 15:16)

Tudo o que pedirmos ao Pai, Ele nos concederá. Eu creio nesta verdade, e você? Sei que você crê e espera que ela se cumpra, e sei também que como líder frutificador, essa alegria invadirá o seu coração e você abrirá a sua boca e declarará com os seus lábios: Eu e minha casa já servimos ao Senhor.

Ap. Renê Terra Nova
Fonte:www.mir12.com.br

Agenda





04/03(Segunda)

Evento: Rede de Homens. 
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 20h
Ministrador: Ap. Elias Jr.



05/03(Terça)

Evento: Rede de Mulheres. 
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 20h
Ministrador: Apa. Patrícia


07/03(Quinta)
Evento: Quinta Extraordinária. 
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 20h
Ministrador: Pr. Marcelo Gomes

09/03(Sábado)
Evento: Rede de Jovens. Noite da Pizza
Valor: 15 reais.
Local: Em cima do supermercado Shirley.
Horário: 20h.

10/03(Domingo)
Evento: Celebração.
Local: Igreja Kaleo Paranoá
Horário: 19h

Apegue-se firmemente


E apegue-se firmemente na mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõe a ela. Tito 1:9

O apóstolo, escrevendo ao seu discípulo Tito, logo no início do livro, o oriente entre diversas coisas a apegar-se. Se apegar quer dizer mais do que apenas pegar com a mão, expressa um sentimento de não querermos mais estar longe do quenos apegamos, não queremos abrir mão do que somos apegados, porque se tornou de grande valor para nós. Precisamos valorizar o que temos recebido, pois, a mensagem do evangelho é fiel, pois aquEle que a falou, é fiel para cumprir cada uma de suas promessas.

Da maneira como foi ensinada, estamos num tempo complicado, da mesma forma daquele em que viviam Tito e o Ap. Paulo, pessoas vão contra a genuína palavra de Deus por diversos motivos, influenciados por cultura, tradições ou ganancias, procuram argumentos para desvalorizarem os ensinos de Deus, para poderem seguir suas vidas como bem entendem. Além de satanás, que sempre lutou para que a fé se apagasse no coração de cada ser humano.

Porém, aqueles que estão apegados a mensagem do Evangelho possuem um diferencial, além de não serem enganados pelos argumentos humanos e satânicos, possuem o poder de influenciar  a outros, encorajando-os a viverem todos os benefícios de que é filho do Deus de Israel, provando com suas atitudes e palavras de que não há melhor vida do que uma vida consagrada a Cristo.

Então, seja um encorajador, você nasceu em Jesus, e a nova vida é o maior benefício que poderíamos possuir, não abra mão dela, mas se apegue ao que o Messias te deu no dia em que ocorreu seu encontro com Ele. A cada dia conheceremos mais e viveremos mais do que foi conquistado na cruz por nós, e quanto mais vivermos o evangelho, mais influenciaremos os outros, os levando para salvação, pois, eles verão em nossas vidas, em sua vida, que esta mensagem é fiel.

Pr. Marcelo Gomes