quarta-feira, 20 de março de 2013

Palavra dos Doze


Resolver, ser firme e retroceder jamais.

Daniel 1:8: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.”

Daniel como “prisioneiro” de Nabucodonosor mesmo em um reino distante do seu, com costumes diferentes decidiu não se contaminar com aquilo que ia contra a vontade de Deus para a vida dele. O Senhor tinha promessas a se cumprirem na vida de Daniel e ele por mais que se visse de mãos atadas tendo que aprender e viver de forma diferente da que vivia em Jerusalém ele não se afastou de Deus e de seu chamado para salvar e mudar uma nação.

Vamos analisar esse versículo que apesar de pequeno nos traz grandes ensinamentos.

1° Resolveu Daniel ,Firmemente...

Daniel tinha firmeza em suas decisões. Ele se encontrava em terras estrangeiras, poderia ter se acovardado, afinal de contas o que ele estava propondo ia totalmente contra a vontade do rei. Ele poderia naquele mesmo momento ser morto por tamanha ousadia.

Muitas vezes nós por muito menos, tememos e abrimos mão da vontade de Deus para satisfazer nossos desejos e nossas vontades. Quando estamos em nosso quarto oramos e expomos a Deus nossos desejos mas no momento de confronto abrimos mão da obediência a Deus e escolhemos “pratos” que o inimigo nos oferece sem nem percebermos.

Observe que Daniel resolveu FIRMEMENTE, ele não retrocedeu, ele estava decidido, não importava as pessoas falando ao seu redor nem as consequências que aquele ato de lealdade a Deus iria lhe custar ele foi firme. 

Eu particularmente considero que uma das coisas que o ser humano tem de mais valioso é sua palavra, e quando decidimos ser FIRMES em nossas decisões, estamos principalmente expondo e mostrando que verdadeiramente temos o caráter de Cristo em nós e que somos homens e mulheres de palavra. Palavra não fundamentada em nós mesmos ou em um status profissional ou ministerial, mas sim fundamentada em Deus e em suas leis.

2° ...não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia...

Daniel estava disposto a passar fome ao invés de comer algo oferecido a outros deuses. Ele jamais se alimentaria de algo que fosse afastá-lo de Deus. E quantas vezes as pessoas procuram em “certos alimentos” se saciar de maneira que não se dão conta do quanto algumas “comidinhas” nos alienam da vontade de Deus para nossas vidas. Um grande exemplo disso é a TV (com alguns programas) que com suas ideologias manipulam a população e os alimentam todos os dias de lixo.

As “finas iguarias”, podem ser muitas outras armas do inimigo. Vejam os frutos da carne me gálatas 5. 19 ao 21. Que são consequência daqueles que se alimentam de forma errada.

As “iguarias” muitas vezes realmente parecem ser finas mas no fim mostram sua verdadeira finalidade, da contaminação do povo de Deus. Leiam os frutos do Espírito que são consequências daqueles que como Daniel se alimentam do pão da vida em gálatas 5. 22.

3°...então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.”


Mais uma vez Daniel mostra sua ousadia em meio ao “banquete” do rei, pedindo para não participar daquilo e não se contaminar.
Quando realmente se esta sendo guiando por Deus não há dificuldade para nos parar. Deus era com Daniel naquele local e o Senhor já havia tomado as providencias para que ele e seus amigos não passarem forme. Os planos de Deus eram perfeitos naquele momento e são até hoje. Com isso eu me pergunto, porque que tantas vezes olhamos para uma circunstância e queremos dar o nosso jeitinho? Sendo que Deus todo poderoso já tem TUDO preparado para nós. 

Por fim Daniel poderia ter encontrado diversas desculpas plausíveis para violar os princípios divinos, mas não hesitou. A aprovação de Deus é mais importante do que os favores do rei. Ele decidiu permanecer firme em sua integridade, apesar das consequências. 

No versículo 17 diz: “Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.”
Deus realmente nos abençoa sem medidas. Além de toda essa inteligência e dos dons espirituais, Deus deu muito mais a Daniel. O elevou de tal forma a ficar no mesmo patamar do rei. E é isso que Deus tem para aqueles que obedecem e que de forma alguma retrocedem ao chamado. A história de Daniel e seus amigos é a prova do que Deus fará na vida daquele que realizar os seus propósitos de todo coração.

Samara Yoshiko - 12 da Pra. Francis Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário